7 cases de negócios de impacto social que merecem sua atenção.

Oferecer soluções a questões sociais e ambientais, impactando positivamente em uma comunidade. Nos últimos anos, vimos crescer no Brasil essa prática, que nos desperta rumo a um sentimento colaborativo de mudar o mundo para melhor. Para nos inspirar, resolvemos contar alguns cases de negócios de impacto social que se destacam ao redor do mundo.

Cases de negócios de impacto social brasileiros

Um país extenso e assolado pela desigualdade social demanda atuação em todas as áreas que atendem às necessidades básicas, em especial saúde e educação. Essas são algumas iniciativas que se destacam no Brasil nesses ramos. Conheça um pouco mais!

Alpha Lumen

O Instituto Alpha Lumen é uma entidade sem fins lucrativos destinada a dois principais objetivos: desenvolver projetos que qualificam o ensino público em São Paulo e buscar soluções de impacto social por meio de processos educativos e de estruturas de apoio a estudantes com altas habilidades.

Esses estudantes possuem grande potencial cognitivo, criatividade e motivação, e são preparados para desenvolver seus projetos de vida. Para que o processo de aprendizado seja efetivo, são respeitadas as singularidades de cada aluno, o que facilita na formação dos talento, que se tornam “jovens lideranças éticas e transformadoras”.

Tá na Hora

O Tá Na Hora é uma plataforma criada para “prevenir doenças, combater epidemias, promover a qualidade de vida e facilitar o acesso a informações sobre a saúde” por meio da tecnologia. E como ela faz isso? Com conversas interativas entre médico e paciente via SMS ou plataformas digitais.

Para chegar ao beneficiário final, o Tá Na Hora trabalha junto ao setor público, às operadoras de saúde, às empresas e às farmacêuticas.

Banco Palmas

O Instituto Banco Palmas é um banco comunitário que oferece capacitação e microcrédito para pequenos empreendedores e canais de comercialização de seus produtos. Os bancos comunitários são, por definição, “serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária”.

Gastromotiva

A Gastromotiva é uma organização que usa o poder da gastronomia para transformar a sociedade, dando oportunidade aos jovens realizarem seu potencial por meio do curso de Capacitação em Cozinha. Acreditam em um trabalho de disseminação daGastronomia Social no Brasil e no mundo.

Negócios estrangeiros

Muitos negócios de impacto social estrangeiros se destinam à saúde, educação, alimentação, meio ambiente. Veja alguns que têm grande impacto onde atuam:

  1. Asembis (Costa Rica): oferece serviços médicos a toda população a preço justo, alta tecnologia e capital humano, o que contribui para a melhora contínua da qualidade de vida.
  2. Bridge International Academies (Quênia): maior rede mundial de educação de alta qualidade, que a oferece a milhões de famílias que vivem com menos de 2 dólares por dia. Além da educação formal, pretendem criar empregos e renda aos trabalhadores da educação nas comunidades locais.
  3. d.light (África, India, China e EUA): focado em energia solar, desenvolve produtos de alta qualidade a preços acessíveis a famílias sem acesso à energia elétrica confiável.

Todos esses cases de negócio impacto social provam que a transformação social e ambiental pode partir das empresas que desejam ser parte de uma mudança positiva no mundo.

Está pronto para entrar no terceiro setor? Conte para gente o que achou destas iniciativas!

 

Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*