As maiores Ongs do mundo e suas histórias inspiradoras.

Definir quais são as maiores ou melhores ONGs do mundo pode parecer algo subjetivo – há quem considere o alcance e atuação da organização, o número de pessoas que as integra, a inovação que elas trazem, ou a importância do trabalho desempenhado. Mas o trabalho de algumas entidades se destaca de maneira inegável graças a alguns critérios, tais como a criatividade para projetar novas abordagens para velhos problemas, a resolução desses problemas e o impacto que elas causam na sociedade. A maneira como as ONGs administram as doações que recebem frente às necessidades enfrentadas também é algo a ser levado em consideração.

Uma organização respeitada deve ter transparência em sua contabilidade, ter relevância e estratégias claras. Com base nesses pontos, separamos algumas entidades de destaque com diferentes perfis e áreas de atuação para que você possa conhecer mais e se inspirar:

As grandes ONGs do Mundo

Médicos sem Fronteiras

The Wikimedia Foundation

ONG beneficente dedicada a incentivar a produção e distribuição gratuita de conteúdo. A Wikipedia, um dos sites mais visitados do mundo, é um dos projetos de referência da organização. Outro projeto é o Wikimedia Commons, um repositório central de mídia que nasceu para evitar o upload da mesma imagem em 200 diferentes wikis e se transformou em uma comunidade de fotógrafos, ilustradores, escaneadores, tradutores e editores.

É mantida principalmente com a colaboração de usuários, seja ela em tempo dedicado ao projeto, dinheiro ou hardware. O orçamento paga primordialmente os computadores e hospedagem do conteúdo, além de custos com recursos humanos.

Oxfam

É uma confederação de 20 organizações que atuam em 94 países pelo fim da pobreza e desigualdade. A entidade nasceu depois da Segunda Guerra Mundial, para combater a miséria e a fome resultantes do conflito. Começou com um pequeno grupo de pessoas, em Oxford, Inglaterra, que estava pensando em soluções para ajudar os refugiados da Grécia.

Nos anos seguintes, a atuação da Oxfam foi ampliada para outros continentes e passou a apoiar programas de longo prazo para melhorar a vida das pessoas e realizar campanhas para arrecadar fundos e influenciar nas mudanças necessárias para combater a pobreza. O grupo trabalha em conjunto para ter um impacto maior na luta internacional para reduzir a desigualdade e se tornou uma das ONGs líderes no trabalho de ajuda humanitária em situações de emergência no mundo todo.

Comitê Internacional de Resgate

Uma entidade que existe desde 1933 e foi criada por sugestão de Albert Einstein para reconstruir zonas de guerra e ajudar refugiados vitimas de desastres. Atua em mais de 40 países, auxiliando esses refugiados a reconstruir suas vidas. O grupo humanitário oferece assistência alimentar, aulas de outros idiomas e ajuda com moradia para cerca de 15 milhões de pessoas. Eles ensinam àqueles que foram forçados a reconstruir a vida em outro país, coisas básicas como pegar um ônibus, fazer compras no mercado ou encontrar um médico.

Além disso, estimula que eles busquem empregos, promovendo encontros com empregadores e oficinas de capacitação. O comitê é uma das mais importantes organizações humanitárias do mundo e normalmente começam a atuar em situações de emergência em até 72 horas, ajudando a atender as necessidades mais imediatas.

CARE International

É uma confederação global formada por várias ONGs que trabalham juntas pelo fim da pobreza. Além do trabalho de emergência a pessoas atingidas por desastres, ela atua na reconstrução do meio de vida depois das catástrofes e trabalha em planos de redução de risco em comunidades mais vulneráveis. O foco principal está no trabalho com mulheres, já que acreditam que elas têm o poder de ajudar famílias inteiras melhorando desde a educação básica até o acesso a água potável e saneamento.

Médicos Sem Fronteiras

Uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde às pessoas que mais precisam. Foi criada em 1971, na França, por médicos e jornalistas que trabalharam como voluntários na Nigéria no fim dos anos 60. O MSF associa a ajuda médica à sensibilização sobre o sofrimento de seus pacientes, mostrando realidades até então negligenciadas.

A organização trabalha com pessoas afetadas por conflitos armados, epidemias, exclusão de acesso à saúde, desastres naturais e desnutrição. A atuação é tanto assistencial quanto preventiva. Em períodos de crise de ameaça à vida, a entidade também fornece água, alimento, saneamento e abrigos.

Esses são apenas alguns exemplos de ONGs bem sucedidas que podem servir de inspiração para que você comece um novo projeto. As necessidades são muitas, e tudo que hoje é grande, um dia começou pequeno. O mais importante é dar o primeiro passo!

Quer entender mais sobre o funcionamento do Terceiro Setor? Conheça nosso curso!

Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*