As Melhores ONG’s do Brasil, podem ser premiadas

As Melhores ONG’s do Brasil, podem ser premiadas

Objetivo do prêmio

Você sabia que o Instituto Doar e a revista Época farão uma pesquisa para destacar as entidades com melhor gestão e transparência. As inscrições foram abertas em novembro do ano passado, e as ONGs poderão se inscrever até 28 de fevereiro de 2017, diretamente no site www.melhores.org.br. A notícia do Prêmio foi publicada no portal da revista Época em 24 de novembro de 2016.

O prêmio “Melhores ONGs do Brasil” tem como principal objetivo fornecer informação imparcial e precisa a doadores e voluntários, auxiliando-os na tomada de decisões na hora em que forem adotar uma causa. O objetivo auxiliar é contribuir para que as organizações trabalhem de acordo com padrões de qualidade quanto à gestão e à transparência.

De certo modo, a publicação de um guia com as melhores ONGs do país é uma boa forma de reconhecimento das instituições que fazem um bom trabalho. Igualmente, promove a cultura de doação, ao listar todas aquelas que merecem atenção por contribuírem de forma efetiva para a transformação social positiva.

Quem pode se inscrever?

As inscrições são abertas e gratuitas para todas as associações sem fins lucrativos, de qualquer porte e localização geográfica/local de atuação no País. O Prêmio exclui:

  • Fundações e institutos de empresas: em geral, apresentam boas práticas de gestão (as mesmas utilizadas na empresa mantenedora) e não dependem de financiamento externo para manter suas atividades;
  • Sindicatos;
  • Igrejas;
  • Partidos políticos.

Os casos duvidosos serão decididos pelo grupo organizador, que utilizará os critérios definidos pelo Censo FASFIL, do IBGE.

Pontos considerados

Considerando que existem cerca de 300 mil ONGs no Brasil, ter uma fonte de pesquisa sobre as instituições transmite segurança e confiança ao doador. Sem considerar a área de atuação e da missão de cada entidade, o prêmio pretende avaliar 5 temas principais:

  • Alinhamento com a causa e estratégia de atuação;
  • Representação e responsabilidade;
  • Gestão e planejamento;
  • Estratégia de financiamento;
  • Comunicação e prestação de contas à sociedade.

Para que essa avaliação ocorra, são feitas 38 perguntas.

A importância de estar entre as melhores ONGs brasileiras

A seleção Melhores ONGs é o retrato de que as entidades integrantes desse grupo receberam maior pontuação nos 5 pontos a serem considerados. Ou seja, não há um ranking, mas um destaque a um conjunto que atende a esses requisitos. Dentro desse conjunto, há subdivisões, como:

  • As melhores de cada uma das categorias (criança, saúde, etc.);
  • As melhores de cada um dos 27 estados da federação;
  • As mais curtidas (pelo o número de curtidas na página no Facebook);
  • As mais amadas (através do número de doadores recorrentes).

Estar nesse seleto conjunto pode contribuir para ampliar o número de doações para as entidades. Isso porque, além de ser um prêmio importante no país, é um certificado de competência e boa reputação. Ser considerada uma instituição com boa gestão e transparência, responsabilidade, alinhamento à causa é um diferencial enorme!

Todas essas informações podem ser consultadas no site Melhores ONGs do Brasil, onde você também pode fazer a inscrição da sua instituição! Está esperando o quê?

 

Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*