Como Manter a Sustentabilidade Financeira da Minha ONG?

Muitas organizações sem fins lucrativos têm uma dúvida recorrente: na prática, como faço para manter minha ONG funcionando e ter meus projetos e sonhos sendo realizados?

Quem quer abrir uma ONG, ou trabalhar em uma, geralmente tem uma causa em mente e o desejo de ajudar a sociedade. Ser criativo, ter um bom olho e uma boa equipe de captação de recursos para garantia da sustentabilidade econômica da organização é um dos primeiros requisitos para o desempenho de um bom trabalho.

Faça o teste, pergunte a qualquer gestor de ONGs, qual é a principal preocupação da organização; é fato que podem surgir muitas respostas, mas a estabilidade financeira para manter a estrutura e os trabalhos é a primeira resposta.

Em nosso relacionamento com várias entidades e organizações nos últimos meses, constatamos exatamente isso: em resposta a um questionário para conhecer melhor as entidades e suas necessidades, 83,3% disseram que seu maior sonho é conseguir captar recursos para realização de seus projetos, e 85% que gostaria de receber mais informações sobre como captar recursos.

Mas como conseguir pagar suas despesas e cumprir sua missão¿ Nossa dica é que você dedique tempo para pensar e planejar a captação e diversificação das fontes de recurso. Encontrar doadores e patrocinadores é um desafio que precisa ser enfrentado com determinação e paciência, se possível tenha uma equipe especializada nessa área.

Podemos destacar as seguintes fontes de recursos para você explorar:

  • doações espontâneas;
  • auxílios;
  • incentivos fiscais;
  • convênios, contratos ou Termos de Parceria com o Poder Público;
  • patrocínios;
  • prestação de serviços.

Para todas as alternativas acima, você precisa ter um projeto bem escrito e estruturado para conseguir convencer seu possível patrocinador de que sua proposta é boa e executável. Lembre-se sempre que há dezenas de outras organizações com belos projetos a serem apreciados pelo patrocinador, por isso investir na área de elaboração de projetos também é uma das nossas dicas.

Não se amarre a um só mantenedor/patrocinador. Se ele vir a faltar, você estará em apuros! Seja precavido e busque outras fontes de recursos para sempre manter sua organização funcionando e seu sonho de transformação do mundo acontecendo.

Mas não é só isso. Angariados os recursos, é necessário não só realizar um bom trabalho, mas também mostrar transparência e impecabilidade na prestação de contas. E é esse o tema do nosso próximo artigo. Fique ligado!

Quer saber mais sobre o Terceiro Setor? Clique aqui, entre para nossa rede de relacionamento e receba conteúdos exclusivos. É rapido e fácil!

Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*