Em setembro de 2015, mais de 150 líderes mundiais se reuniram na sede da ONU, em Nova York, para adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. A gente já falou disso aqui, lembra?. Então, hoje vamos falar sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para você entender do que se trata cada um.

Confira:

Acabar com a pobreza, com a fome e garantir uma vida saudável

Os 3 primeiros objetivos propõem acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares (Objetivo 1); erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, promover a agricultura sustentável (Objetivo 2) e assegurar uma vida saudável (Objetivo 3). Os compromissos são desafiadores.

Hoje, 836 milhões de pessoas ainda vivem na extrema pobreza: cerca de 1 em cada 5 pessoas em regiões em desenvolvimento vive com menos de 1,25 dólar por dia.

O Brasil adotou o ODS 1 como ponto central para toda a estratégia de desenvolvimento sustentável.

Educação e equidade de gênero

Os objetivos seguintes preveem: garantia de educação inclusiva e de boa qualidade e oportunidades de aprendizagem (Objetivo 4); igualdade de gênero e importância do empoderamento de mulheres e meninas (Objetivo 5).

O que se espera para a educação de qualidade são instalações adequadas para o processo de ensino e aprendizagem e professores com boa formação. Com pessoas motivadas e capazes, as escolas poderão transmitir aos seus estudantes os princípios de cidadania global, valorização de diversidades e a educação para o desenvolvimento sustentável, instituindo também a igualdade de gênero.

Água e energia

O aspecto social da água como recurso indispensável à vida é um dos vieses do ODS 6. Ele assegura a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento acessível à todos. Já o Objetivo 7 propõe acesso à energia barata, sustentável, confiável e moderna.

Hoje, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas. Enquanto 1,3 bilhão de pessoas – 1 em cada 5, globalmente – ainda não têm acesso à eletricidade moderna.

Emprego e inovação

É importante pensar a promoção do crescimento econômico sustentado, com emprego pleno e trabalho decente para todos (Objetivo 8) e criação de soluções para o desenvolvimento sustentável (Objetivo 9).

Uma preocupação especial é com o trabalho para grupos sociais específicos, como as mulheres, pessoas com deficiência e os jovens.

Reduzir desigualdades e violências

A redução da desigualdade entre e dentro dos países é o tema do ODS 10. Para tanto, é necessário assegurar renda às populações mais pobres, promover a inclusão social e política e adotar políticas de proteção salarial.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 traz à tona a questão da violência e da insegurança nas cidades, propondo que os assentamentos humanos sejam inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Consumo sustentável

ODS 12 aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais, reduzir o desperdício de alimentos, manejar resíduos químicos de maneira responsável.

Esse objetivo faz repensar os modelos de desenvolvimento, principalmente em países desenvolvidos.

Questões ambientais

Uma das inovações da Agenda 2030 é propor questões ambientais específicas como:
tomada de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (Objetivo 13);
conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável (Objetivo 14); e proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade (Objetivo 15).

Sociedades pacíficas e parceria global

Objetivo 16 é sobre o acesso à justiça, a segurança pública e a promoção de uma sociedade mais pacífica, construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Por fim, o Objetivo 17 se trata da execução dos ODS, propondo o fortalecimento dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Parece complicado? Nem tanto! No próximo artigo, te mostraremos o caminho para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.