Instituto de Inclusão Cultural e Tecnológica – é uma Organização da Sociedade Civil, criada em 1998, no Rio de Janeiro, com o propósito de promover a diversidade cultural. O instituto foi idealizado por um grupo de profissionais que realizaram o projeto Cinema Brasileiro na Internet, em 1997, na Fundação Nacional de Artes – Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura, e que sonhavam em contribuir para um mundo justo e sustentável.
Ao longo dos anos, o Tecnoarte desenvolveu trabalhos em quase todo Território Nacional. Lacunas nas políticas sociais e ambientais acabaram por estimular a ampliação do escopo do trabalho do instituto, que passou a incorporar ambas as áreas em sua missão. Após 24 anos de atuação, o Tecnoarte acumula uma vasta experiência em sua área de atuação. É referência nacional com destaque no município de Guapimirim onde manteve o Centro Cultural Tecnoarte por mais de 12 anos.
Atualmente, realiza os Projetos Zip Flor, patrocinado pela FGB, no âmbito do Movimento Viva Água e o ProPets, de defesa dos direitos dos animais.
Em 2018, em razão do desafiador cenário brasileiro, principalmente nos seus campos de atuação, o Tecnoarte iniciou um profundo processo de revisão, refez o seu planejamento estratégico, reformulando sua atuação, estipulando novas metas e programas.
O Tecnoarte é constituído por uma equipe transdisciplinar, que envolve as mais diversas áreas de formação na construção de estratégias, estudos, programas e redes de impacto positivo.
O Instituto está alinhado com o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Conectar pessoas à natureza e contribuir para a conservação do nosso planeta.
É missão do Tecnoarte combater a exclusão social em todos os seus aspectos por meio
da Arte, da Cultura, da Educação Ambiental, e do uso de Tecnologias, contribuindo
para promover o desenvolvimento sustentado das comunidades, onde atua.
Ser referencia nacional na articulação de politicas públicas para os animais, por meio do
ProPets e na Conservação da Natureza por meio do Programa Conciencia em Si.
– Ética e respeito para com o próximo e todas as formas de vida;
– Compromisso com a ciênciae com a satisfação das pessoas;
– Igualdade e justiça social;
– Biofilia como fator de transformação do ser humano, em favor da vida.