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Novos territórios: resgate e rompimento com os ideais iluministas

    Estamos vivendo o antropoceno1 que é o período iniciado pela Revolução Industrial em que as atividades humanas passaram a ser a principal força de influência no planeta (alguns autores acham o termo “capitaloceno” ainda melhor, reconhecendo-se o potencial da lógica capitalista como mais importante causa da degradação socioambiental). Um dos principais desafios desse início de milênio é a reconstrução das cidades e dos territórios neo-rurais.

    Os espaços urbanos se tornaram extremamente caóticos no século XX e a grande maioria da população mundial habita em cidades. Novas formas, arranjos e comportamentos urbanos emergem e podem ser a solução.

    1 Antropoceno foi criado pelo químico Paul Crutzen, vencedor do Prêmio Nobel de química de 1995 e significa “Era dos Homens”.

    Estamos vivendo uma era de enormes transformações na sociedade e no território.

    Mudanças que resgatam características pré-modernas e pré-industriais e que promovem uma revisão de ideias desenvolvidas no Iluminismo que fizeram surgir a sociedade urbana, técnica e científica atual.

    Uma vida mais simples com menos objetos emerge em oposição ao consumismo e à produção em massa. Formas de relacionamento mais horizontais e menos hierárquicas se desenvolvem no cotidiano e nos meios de produção.

    No entanto, não se trata de uma volta ao passado ou de se ignorar os diversos elementos de conquistas sociais desenvolvidos também no Iluminismo a partir da Revolução Francesa.

    Estão em emergência conquistas do Iluminismo importantes como o fortalecimento da democracia participativa, a gestão e o controle social do território e a emergência da Economia Solidária. No entanto, ressaltamos que foi no iluminismo que o tráfico de escravos e o sistema de plantations tiveram seu apogeu. Pensadores iluministas que tanto defenderam a “liberdade” e a “igualdade” como Montesquieu e Voltaire justificaram a escravidão. Vários iluministas argumentaram que certos tipos de desigualdades eram necessários para a ordem e o funcionamento prático da sociedade. Até alguns iluministas contra a escravidão queriam um processo lento e gradual de abolição.

    No iluminismo predominava o sentido utilitário e o interesse da manutenção da sociedade burguesa ocidental. Toda forma de emancipação deveria ser gradual e não imediata como discurso comum de políticos e juristas. Valores que ainda são muito fortes e precisam ser rompidos para caminharmos para uma sociedade realmente justa e livre.

    Autor: Francisco Pontes de Miranda Ferreira

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    1 – Antropoceno foi criado pelo químico Paul Crutzen, vencedor do Prêmio Nobel de química de 1995 e significa “Era dos Homens”.