Projeto Realizados
Realizado em junho de 2020, debate online, tratando do tema Ambiente pós pandemia: Desafios e oportunidade para o desenvolvimento sustentável. Mediado Pela Professora Elisabete Oliveira teve como debatedores os professores Dr Celso Sanches e Rafael Fortunati.
Assista o debate em: https://youtu.be/UV43hilefm0?si=ltpHG-Ggos57BMCV
Programa Consciência em Si, de Conexão à Natureza
- Projeto selecionado no Edital nº 001/2019, da Ampla Energia e Serviços S.A (Enel), no âmbito do Programa Luz para todos. Realizado entre outubro /2019 à dezembro de 2021
- Com o objetivo de implantar um modelo de tecnologia social, que proporcione sustentabilidade econômica para um Programa de Ciência Cidadã, aplicado à conservação da natureza. Aprender fazendo, em condições reais de campo, com aulas e treinamento baseados em orientação oriunda de reconhecida experiência profissional prática. Por meio de 4 cursos, 3 oficinas e o desenvolvimento de técnicas de criação de mudas para geração de renda.
- Os cursos realizados foram Manejo de Vida Silvestre, práticas de campo em Biologia da Conservação, Fundamentos do Ecoturismo de Impacto Ambiental Mínimo (Leave on Trace), Pesca Esportiva Experimental e Conservação. As 4 oficinas foram: Introdução às Habilidades Mateiras (Bushcraft), Fundamentos da Pesca Recreativa Responsável, Observação da Fauna Silvestre, Agroecologia aplicada à Restauração Ecológica. Além disso, a iniciativa buscava a inibição de atividades de caçadores furtivos, corte de árvores, de xaxins e palmitos em reservas ambientais.
III Semana do Meio Ambiente, 2016 – realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé, foi feito um plantio simbólico de mudas nativas no Colégio Estadual Luiz Reid. A ação fez parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que também contou com uma palestra. Em Guapimirim com diversos parceiros foram plantadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em vários locais e realizadas palestras nas escolas estaduais.
Assista o vídeo: https://youtu.be/LBdiVBZ4HLA?si=QApkCv4gkjocezbo
Jovem Cidadão, patrocinado pela Petrobras, selecionado por meio do edital IPC 2013, contrato de patrocino nº 1900.0087467.13.2
Realizado entre março de 2014 e março de 2016, em parceria com a Secretaria de Educação.
Teve como foco os temas relacionados com a cidadania e seu exercício, tendo o contexto educacional como pano de fundo e, base na Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Sua prioridade foi o fortalecimento dos atores principais desse contexto:
- educadores,
- alunos e,
- crianças e adolescentes da rede pública municipal.
Foram realizadas diversas atividades:
Tá no Papo Cidadão (101)
Oficina de Hip Hop (165)
Roda para Educação Cidadã (15)
Seminário Educação Cidadã (02)
Utilizando uma abordagem participativa e vivencial buscando o fortalecimento de redes sociais e de apoio, a disseminação de conhecimentos e, a reflexão sobre os papéis de cada ator central para levar a interiorização dos princípios de cidadania e seu exercício, num processo de acolhimento e pertencimento, de abrangência dos cenários e de integração entre os atores.
Dessa forma, o Projeto Jovem Cidadão atuou para despertar o entendimento e a conscientização sobre a importância da cidadania quer para o indivíduo como para o coletivo social, tendo educadores e alunado da rede municipal de ensino como agentes principais dentro do contexto educacional, além de contribuir para a formação de crianças e adolescentes e, promover uma integração com a cultura hip hop, bem típica e atrativa para a faixa etária do alunado a ser trabalhado.
Por meio de ações focadas na educação, disseminou o conhecimento aos educadores, crianças e adolescentes sobre a participação social ativa no cotidiano das pessoas e seu potencial para a transformação política, refletindo no empoderamento do indivíduo enquanto ser humano e cidadão.
PEA TECAB – Execução do Plano de Educação Ambiental do empreendimento de ampliação do TECAB
Realizado entre 21 de maio de 2013 e 31 de maio de 2015.
MM – GAS e Energia Petrobras ICJ nº 7100.0083550.13.2
Teve como objetivo atuar na conscientização ambiental e no desenvolvimento de atitudes responsáveis em relação à preservação dos recursos naturais, motivando a participação coletiva responsável dos públicos constituídos por cidadãos residentes nas áreas de influência do Terminal de Cabiúnas – TECAB, Macaé – atores envolvidos no processo de ampliação do Terminal – e proporcionar interações entre eles.
Foram realizados 4 cursos de educação ambiental, nos Municípios de Macaé, Carapebus e Conceição de Macabu. 120 crianças e adolescentes, como multiplicadores de ações/atividades ambientais nas suas escolas e comunidades. 01 evento de formatura para 480 pessoas. 3 cursos de Educação ambiental para gestores, professores e lideranças nos Municípios de Macaé, Carapebus e Conceição de Macabu, com a finalidade de habilitar como multiplicadores de programas/projetos ambientais, 75 adultos. Realização de 10 oficinas temáticas para 250 jovens e adultos das comunidades. 06 Campanhas e eventos de educação.Realização de 06 eventos, envolvendo cerca de 1.800 (mil e oitocentos) participantes entre alunos e convidados. Produção de um documentário de 10 min, com registro das atividades do projeto; Materiais de divulgação e cartilhas educativas para os cursos.
Assista o documentario: https://youtu.be/MNlcEbpHdY8?si=mCqpP-Iqpzrru1k5
Educação Ambiental visando disseminar conceitos de Educação Ambiental em escolas das 08 comunidades, do entorno do Comperj, foram realizados 10 eventos, entre 20 de maio de 2013 e 31 de dezembro de 2014, período de vigencia do contrato com a Petrobras – ICJ 1900.0083780.13.3.
Os eventos idealizados no formato de oficinais socioculturais, contemplou mais de 2000 pessoas, foram oficinas de teatro, artesanato; leitura; jogos e produção de materiais educativos (folders), com foco em Educação Ambiental, com atividades direcionadas à todas as idades: crianças, jovens e adultos, nas comunidades afetadas pelo desenvolvimento das obras da via UHOS (Via de Acesso Especial para o Transporte dos Grandes Equipamentos do Comperj), nos Municípios de Itaboraí e São Gonçalo, RJ.
Evento comunitário de comunicação e Educação Ambiental em Barra do Riacho, realizado para a Petrobras, ENGENHARIA/IETEG/IETR/CMTABR – Convite nº 1296403138, em julho de 2012. De acordo com o Memorial Descritivo, foi realizado um evento para 600 pessoas de todas as idades, na comunidade de Barra do Riacho, em Aracruz. Com exposição de ervas medicinais e flores da região, através da montagem de um jardin sensorial; 01 palestra sobre ecologia humana; 01 oficina de aquecedor solar de baixo custo; 01 oficina de literatura com um jogo inspirado na Carta da Terra e oficina de artesanato, e exposição sobre o projeto Baleia Jubarte. Envolveu toda a comunidade de Barra do Riacho, privilegiando os empreendedores locais para o fornecimento de todos os serviços.
Implementação do Programa Petrobras Agenda 21 Comunitária (PPA21) Petrobras ICJ nº 6000.0077654.12.2, realizado entre primeiro de maio de 2013 e 30 de abril de 2015.
A implementação das Agendas 21 Comunitárias, seguiram as seguintes etapas: serviços de coleta, pesquisa, compilação e fornecimento de dados e informações para construção de Agenda 21, em 7 comunidades nos Municipiode Conceição da Barra, Jaguaré e São Mateus, no Estado do Espirito Santo. Foram formados 140 jovens (agentes comunitários), que receberam capacitação e foram contratados para realizar a pesquisa em suas comunidades e participaram do processo de produção dos PLDS (Plano Local de Desenvolvimento Sustentável), e da criação dos Fóruns locais com os seus respectivos conselho e regimentos internos.
Programa de Educação Ambiental – Implantação do Programa de EA e seus subprogramas para as áreas circunvizinhas ao OSDUC II e IV e produção de materiais educativos e de comunicação. Petrobras
carta-contrato nº 0802.0057460.130, realizado entre 10 de abril e 30 de junho de 2010.
O objetivo do projeto foi disseminar informações sobre boas práticas nas questões de saúde, segurança e meio ambiente. As atividades foram realizadas na área de influência das atividades petrolíferas da Petrobras nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Cachoeira de Macacu, Silva Jardim. Realização de 10 palestras abordando os temas propostos com a utilização de material multimídia. Realização de (06) oficinas de sensibilização para as questões ambientais, ensejando novas atitudes, individuais e coletivas, a partir da tomada de consciência da situação ambiental da região e dos impactos da atividade humana sobre o ambiente.
Arte de Preservar – Programa de Educação Ambiental/Comunicação e produção de materiais educativos e de comunicação, para alunos da rede pública, comunidade e força de trabalho.
Realizado entre 10 de maio de 2010 e 31 de dezembro de 2011, para
ENGENHARIA/IETEG/IETR/CMTABR da PETROBRAS, ICJ nº 0802.0062184.10.2
O projeto “A Arte de Preservar” junto à força de trabalho da obra de Construção de Terminal Aquaviário de Barra do Riacho e nas comunidades do Município de Aracruz- ES, levando em consideração o Plano Básico Ambiental, em cumprimento à condicionante 06 (seis) da Licença de Instalação (LI) do empreendimento de construção do Terminal Aquaviário Barra do Riacho, IEMA nº 338/08. Produtos entregues: 02 edições do curso de “Formação de Agentes Ambientais Mirins”, programa de educação ambiental e oficinas culturais para 481 crianças e jovens de 8 a 12 anos do município de Aracruz, com a finalidade de formar Agentes Ambientais Mirins. 02 eventos de formatura dos Agentes Ambientais Mirins, para um público de aproximadamente 700 pessoas; 12 eventos de educação ambiental para a força de trabalho da obra de construção do Terminal de Barra do Riacho; e 04 eventos Comunitários para as comunidades da orla de Aracruz; produção de 03 videos/documentários sobre o projeto; produção de materiais de comunicação e 02 cartilhas para os alunos e professores da rede pública.
Assista o documentário: https://youtu.be/AhLbNjSmbkU?si=ZbMW78VBQVgy0CYM